
O que é o Xbox Play Anywhere?
Quem tem um Xbox e um PC já percebeu que o Xbox Play Anywhere é uma mão na roda. Lançado pela Microsoft em 2016, esse recurso permite que a pessoa compre um jogo digital uma única vez e jogue tanto no Xbox quanto no PC com Windows 10/11 sem gastar mais nada, mantendo seu progresso intacto. Durante o evento Xbox Asia Developer Sessions, Agnes Kim, que está à frente da estratégia de marketing da plataforma, fez questão de ressaltar a importância dessa funcionalidade.
O papel de Agnes Kim
Agnes Kim está focada em levar a plataforma Xbox para novos horizontes, especialmente em regiões da Ásia. Ela tem trabalhado arduamente na construção de relacionamentos com criadores locais, buscando fortalecer as conexões tecnológicas e editoriais. O objetivo? Enriquecer o ecossistema do Xbox em todas as suas formas, seja no console, no PC ou através do cloud gaming. Frequentemente, ela está viajando entre os EUA, Coreia, China e outras nações asiáticas.
A diversidade do mercado asiático
Em uma conversa com o 4Gamer, Agnes compartilhou sua visão sobre o mercado asiático, apresentando-o como “muito diversificado e não reduzível a uma única definição”. Por exemplo, notou que na China e na Coreia, a rapaziada gosta de jogar em grupos durante seu tempo livre, enquanto na Índia, os jogos em dispositivos móveis dominam. E na Indonésia, ainda que títulos como Coffee Talk sejam reconhecidos mundialmente, há uma diversidade de produções que muitas vezes passam despercebidas fora do país.
Foco no desenvolvimento local
Para Agnes, o desenvolvimento da plataforma exige que se tenha raízes profundas nas comunidades locais. O objetivo não é apenas aumentar o número de usuários com promoções, mas sim engajar estúdios locais e entender suas realidades culturais e econômicas. O suporte deve permitir que esses estúdios se tornem parte integrante do ecossistema do Xbox.
Iniciativas da Microsoft
Com essa visão, a Microsoft disponibiliza serviços como o Game Pass, que oferece uma vasta biblioteca de jogos por meio de assinatura, além do programa ID@Xbox, projetado para facilitar o desenvolvimento e a publicação para estúdios independentes.
Estratégia do Xbox Play Anywhere
Essas iniciativas estão no cerne da estratégia do Xbox Play Anywhere, que busca dar aos jogadores a liberdade de jogar a qualquer momento e na plataforma que preferirem. Entretanto, Agnes reitera que essa abordagem é opcional para os desenvolvedores. Os jogos que foram destacados no Xbox Asia Developer Sessions são lançados no Xbox, mas também na Steam, permitindo que os estúdios escolham suas formas de distribuição.
Olhando para o futuro
Embora o evento foque em regiões como Indonésia, Tailândia, Cingapura e Coreia, outras áreas, como Japão e China, não ficam de fora. Criadores japoneses que trabalham no PC também podem aproveitar o programa ID@Xbox e participar de eventos organizados pela plataforma para divulgar seu trabalho no cenário internacional.
Agnes Kim finalizou sua apresentação reiterando o compromisso do Xbox em ampliar o alcance do Play Anywhere, acreditando que essa iniciativa ajudará a expandir ainda mais o ecossistema e a conquistar um público global cada vez maior.
Agora, só resta acompanhar como toda essa dinâmica vai evoluir nos próximos anos.