
O presidente dos EUA, Trump, decidiu isentar vários dispositivos eletrônicos, incluindo headsets de VR, de suas tarifas “recíprocas”. Essa decisão foi tomada através de uma ordem executiva na noite passada.
As novas isenções abrangem uma variedade ampla do HTS (Harmonized Tariff Schedule) dos EUA, que inclui eletrônicos como smartphones, tablets e laptops. Os chips semicondutores já estavam isentos.
Um dos novos códigos isentos é o 8528.52.00, que se refere a “monitores e projetores que não incorporam aparelhos de recepção de televisão; capazes de se conectar diretamente e projetados para uso com máquinas de processamento de dados”. Segundo uma decisão oficial da alfândega dos EUA e fontes que estão por dentro da importação de headsets de VR, esse código se aplica realmente aos headsets de VR.
Tarifas de Trump Impulsionarão os Preços dos Headsets de VR?
Com uma tarifa de 54% aplicada a produtos fabricados na China e 46% para o Vietnã, será que os preços dos headsets de VR nos EUA vão aumentar em breve?
Isso significa que os headsets de VR não serão afetados pela tarifa adicional de 125% sobre produtos da China, nem pela tarifa de 10% para países como o Vietnã, que começaram a valer na quarta-feira. Além disso, as isenções são retroativas. A maioria dos headsets é fabricada nesses dois países.
No início do mês, as tarifas “recíprocas” eram previstas em 34% para a China e 46% para o Vietnã. Trump já tinha imposto uma tarifa de 20% sobre importações chinesas nos meses anteriores, o que somaria 54% no total.
No entanto, quando chegou a quarta-feira, o dia em que as tarifas deveriam entrar em vigor, Trump anunciou que iria limitar a taxa a 10% por 90 dias, exceto para a China, que enfrentaria uma taxa total de 145%. Caso as isenções para eletrônicos não tivessem sido implementadas, a Meta provavelmente teria que produzir o Quest apenas no Vietnã, enquanto outras empresas de headsets teriam que aumentar os preços.
Agora, essas preocupações não são mais válidas.
A Meta está transferindo até metade da produção do Quest para o Vietnã como uma forma de se proteger contra uma possível guerra comercial entre os EUA e a China.
Os eletrônicos fabricados na China, incluindo headsets, ainda estarão sujeitos à tarifa de 20% que Trump havia imposto anteriormente, mas agora estão isentos das tarifas “recíprocas” que começaram a valer na quarta-feira.
Dessa forma, a menos que haja uma mudança inesperada na decisão do presidente dos EUA, os preços dos headsets no país não devem subir. Tem alguém respirando aliviado na indústria!