
A transição da Xbox para um modelo multiplataforma parece estar dando certo para a Microsoft. Mesmo com quedas nas vendas de hardwares, a empresa comemora um aumento nas vendas de softwares — um resultado impulsionado pelo lançamento de jogos da Xbox Game Studios no PS5.
No último relatório financeiro divulgado, a gigante americana anunciou um crescimento de 5% nos lucros do setor de jogos em relação ao ano anterior, referente ao trimestre que terminou em 31 de março.
Os softwares first-party, que incluem títulos da Bethesda e da Activision Blizzard, também estão indo muito bem: houve um aumento de 8% nas vendas nessa categoria comparado ao mesmo período do ano passado, sendo Call of Duty e Minecraft os grandes responsáveis por essa alta.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, destacou a estratégia multiplataforma da Xbox, afirmando que a empresa se tornou a maior publisher em pré-vendas e pré-instalações nas lojas Xbox e PlayStation.
É interessante notar que os ports do PS5, como Forza Horizon 5 e Indiana Jones e o Grande Círculo, não foram incluídos nos dados apresentados e só aparecerão no próximo relatório financeiro.
Vendas Expressivas no PlayStation
A estratégia da Microsoft de levar alguns jogos exclusivos do Xbox para o PlayStation parece estar dando resultados. Estimativas indicam que títulos como Sea of Thieves, Hi-Fi Rush, Pentiment, Grounded e Age of Mythology: Retold podem ter vendido cerca de 2,4 milhões de cópias no PS5.